Perguntas frequentes
O aço inox pode enferrujar? Por quê?
O aço inox não oxida da mesma forma que o aço carbono, que apresenta uma camada avermelhada de óxido na superfície e que descasca. Se aparecerem manchas de oxidação, provavelmente derivam de partículas de ferro que estão a contaminar o aço inox e são essas partículas que estão a enferrujar, não o aço inox. Contudo, é possível remover as manchas de oxidação da superfície do inox com o produto PRESINOX da Tâmegainox.
O aço inox é magnético?
Os aços inoxidáveis da série 300 (austeníticos) que contém Cromo e Níquel na sua composição química não são magnéticos.
Os aços inoxidáveis da série 400 (ferríticos) que contém apenas Cromo em sua composição química, sim são magnéticos.
O que significa a letra L após o tipo do aço inox?
O uso da letra L após o tipo de aço inox (ex: 304L), significa que o conteúdo de carbono na liga está restrito ao máximo de 0,03% (os níveis normais de carbono são de 0.08% max. e em algumas ligas pode atingir 0.15% max.).
Este nível menor de carbono é utilizado quando o material deverá ser soldado. O menor teor de carbono ajuda a prevenir a precipitação de cromo (formando carbonetos de cromo na região da solda) e portanto assegurando um mínimo de 10,5% de cromo e a possibilidade de formação do filme passivo que proporciona ao aço inox a resistência à corrosão.
Onde devo utilizar o aço inox AISI 304?
Utensílios domésticos; fins estruturais; equipamentos para industria química e naval; indústria farmacêutica; industria textil; indústria de papel e celulose; refinaria de petróleo; permutadores de calor; válvulas e peças de tubulações; indústria frigorifica; depósitos de cerveja ; tanques de cerveja; equipamentos para refino de produtos de milho; equipamentos para leiteria; tubos de vapor; equipamentos e recipientes para fábricas nucleares; peças para depósito de algumas bebidas carbonatadas; condutores descendentes de águas pluviais; carros ferroviários; calhas.
Onde devo utilizar aço inox AISI 316?
Peças que exigem alta resistência à corrosão localizada; equipamentos de industrias químicas, farmacêutica, textil ,petróleo, papel, celulose, borracha, nylon e tintas; peças e componentes diversos usados na construção naval; equipamentos criogênicos; equipamentos para processamento de filme fotográfico; cubas de fermentação; instrumentos cirúrgicos;
Onde devoutilizar aço inox AISI 430?
Adornos de automóveis; calhas; máquinas de lavar roupa; revestimento da câmara de combustão para motores diesel; equipamentos para fabricação de ácido nítrico; fixadores; aquecedores; portas para cofres; moedas; pias e cubas; baixelas; utensílios domésticos; revestimentos de elevadores.
Custo-Benefício
Baixo custo na manutenção e custo-benefício excelente.
Conformação
Grande capacidade de flexibilidade, moldagem fácil, facilidade de união, facilidade de trabalho nos processos de soldagem, estampagem, dobramento, curvamento, corte, acabamentos superficiais e formas variadas.
Durabilidade
Ciclo de vida longo. Tudo que é feito em inox é feito para durar bastante tempo.
Higiene e limpeza
Facilidade de limpeza e conservação, permitindo total higiene.
Estética
Possui forte apelo visual (beleza e modernidade).
Resistência
Alta resistência à corrosão. Mantém as suas propriedades quando submetido a elevadas e a baixas temperaturas.
Amigo do ambiente
É 100% reciclável, a sua reciclagem não reduz a sua qualidade, ajudando assim a preservar o meio ambiente. Os objetos produzidos em aço inoxidável nunca se tornam lixo, pois, após separados e recuperados, o ferro, cromo, níquel e molibdênio que compõem a liga do inox entram novamente no processo de fabricação após a sua reciclegem.