Perguntas frequentes

O aço inox pode enferrujar? Por quê?

O aço inox não oxida da mesma forma que o aço carbono, que apresenta uma camada avermelhada de óxido na superfície e que descasca. Se aparecerem manchas de oxidação, provavelmente derivam de partículas  de ferro que estão a contaminar o aço inox e são essas partículas que estão a enferrujar, não o aço inox. Contudo, é possível remover as manchas de oxidação da superfície do inox com o produto PRESINOX da Tâmegainox.

 

O aço inox é magnético?

Os aços inoxidáveis da série 300 (austeníticos) que contém Cromo e Níquel na sua composição química não são magnéticos.

Os aços inoxidáveis da série 400 (ferríticos) que contém apenas Cromo em sua composição química, sim são magnéticos.

 

O que significa a letra L após o tipo do aço inox?

O uso da letra L após o tipo de aço inox (ex: 304L), significa que o conteúdo de carbono na liga está restrito ao máximo de 0,03% (os níveis normais de carbono são de 0.08% max. e em algumas ligas pode atingir 0.15% max.). 

Este nível menor de carbono é utilizado quando o material deverá ser soldado. O menor teor de carbono ajuda a prevenir a precipitação de cromo (formando carbonetos de cromo na região da solda) e portanto assegurando um mínimo de 10,5% de cromo e a possibilidade de formação do filme passivo que proporciona ao aço inox a resistência à corrosão. 

 

Onde devo utilizar o aço inox AISI 304?

Utensílios domésticos; fins estruturais; equipamentos para industria química e naval; indústria farmacêutica; industria textil; indústria de papel e celulose; refinaria de petróleo; permutadores de calor; válvulas e peças de tubulações; indústria frigorifica; depósitos de cerveja ; tanques de cerveja; equipamentos para refino de produtos de milho; equipamentos para leiteria; tubos de vapor; equipamentos e recipientes para fábricas nucleares; peças para depósito de algumas bebidas carbonatadas; condutores descendentes de águas pluviais; carros ferroviários; calhas.

 

Onde devo utilizar aço inox AISI 316?

Peças que exigem alta resistência à corrosão localizada; equipamentos de industrias químicas, farmacêutica, textil ,petróleo, papel, celulose, borracha, nylon e tintas; peças e componentes diversos usados na construção naval; equipamentos criogênicos; equipamentos para  processamento de filme fotográfico; cubas de fermentação; instrumentos cirúrgicos;

 

Onde devoutilizar aço inox AISI 430?

Adornos de automóveis; calhas; máquinas de lavar roupa; revestimento da câmara de combustão para motores diesel; equipamentos para fabricação de ácido nítrico; fixadores; aquecedores; portas para cofres; moedas; pias e cubas; baixelas; utensílios domésticos; revestimentos de elevadores.

 

 

 

 

 

 

 

Custo-Benefício

Baixo custo na manutenção e custo-benefício excelente.

 

Conformação

Grande capacidade de flexibilidade, moldagem fácil, facilidade de união, facilidade de trabalho nos processos de soldagem, estampagem, dobramento, curvamento, corte, acabamentos superficiais e formas variadas.

 

Durabilidade
Ciclo de vida longo. Tudo que é feito em inox é feito para durar bastante tempo.

 

Higiene e limpeza

Facilidade de limpeza e conservação, permitindo total higiene.

 

Estética
Possui forte apelo visual (beleza e modernidade).

 

Resistência

Alta resistência à corrosão. Mantém as suas propriedades quando submetido a elevadas e a baixas temperaturas.

 

Amigo do ambiente
É 100% reciclável, a sua reciclagem não reduz a sua qualidade, ajudando assim a preservar o meio ambiente. Os objetos produzidos em aço inoxidável nunca se tornam lixo, pois, após separados e recuperados, o ferro, cromo, níquel e molibdênio que compõem a liga do inox entram novamente no processo de fabricação após a sua reciclegem.

 

Principais caraterísticas do aço inox

ENDEREÇO

 

 

Av. Padre António Ferreira Pombo,

armazém 3
Paços de Ferreira,  4590-451​

PORTUGAL

 

ENCOMENDAS

CONSULTAS

Telf: 255 116 241

Tlm: 913 623 931  

Tlm: 913 623 933                          

geral@tamegainox.com

HORÁRIO

 

 

Segunda - Sexta

8h30 - 12h30

14h00 - 18h00

 

© TAMEGAINOX LDA - Comércio de Aço Inoxidável